sábado, 16 de julho de 2011

Ciência, tecnologia e o cotidiano

Nas últimas semanas, os noticiários têm destacado o fim da era dos ônibus espaciais da NASA, a agência espacial norte-americana. A impressão que as pessoas em geral têm é que ciência e alta tecnologia não tem implicações diretas na vida cotidiana delas, o que é uma visão totalmente distorcida e que precisa ser mudada. Muitos equipamentos e objetos que usamos diariamente são resultados diretos ou indiretos de pesquisas de ponta.
Para ficar mais claro, vamos pensar por exemplo na cosmologia. Nessa área de pesquisa da Física, os cientistas estudam, por exemplo, as teorias que tentam explicar como o universo se originou. A princípio, esses estudos não possuem nenhuma aplicação prática para as pessoas além de, é claro, desenvolver o conhecimento do mundo que nos cerca, o que já é algo muito importante. Mas para desenvolver essa área do conhecimento, os cientistas necessitam realizar cálculos e simulações bastante complexas e demoradas, o que impulsiona o desenvolvimento de computadores mais sofisticados e poderosos que acabam, depois de algum tempo, nas nossas casas.
Isso também ocorre com o desenvolvimento de ônibus espaciais e a pesquisa aeroespacial de uma forma geral. No site de notícias G1 saiu um infográfico bastante interessante sobre os avanços resultantes das pesquisas da NASA relacionadas ao programa de ônibus espaciais:



A lista acima está longe de estar completa, mas serve para ilustrar as melhorias que o desenvolvimento em ciência e tecnologia traz para o cotidiano da sociedade. Agora quando alguém falar "Ah, ônibus espaciais não mudam nada na minha vida mesmo!", você já sabe o que responder!



Para saber mais como funciona um ônibus espacial: http://ciencia.hsw.uol.com.br/onibus-espaciais.htm


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário